sábado, 29 de septiembre de 2007

Provérbio popular.



Piscil era um menino que não era muito popular na sua aula, mas era totalmente reconhecível porque não era um menino “normal”. Ao começar o ensino primário ninguém apercebeu que ele era diferente, passou o tempo e ele não conseguiu o que os seus colegas. Teve de ficar um ano mais no segundo nível.

Foi então quando eu soube dele. Era um menino muito simples e sempre amigável ainda com aqueles que lhe faziam burla. Todos começaram a crescer, mas ele ficou pequeno, porque tem uma síndrome que limitava o desenvolvimento corporal e o intelectual. Para Piscil não era fácil aprender tudo aquilo que os outros meninos aprendiam rapidamente. Ele teve de duplicar os seus esforços para lograr passar de ano. Fez amigos que lhe ajudaram e trabalhavam em equipes.

Quando entrou ao ensino secundário a coisa foi prior, a diferença era maior, de tamanho, de inteligência e no sentido social. Mas sempre houve alguém que o ajudou e também animou para seguir adiante, ainda com exames extraordinários. Os professores também entenderam que para ele era difícil demais e sempre consideravam isso.

Agora, a diferença de muitos outros meninos, ele já tem uma profissão e um trabalho do que gosta. Tem amigos e a satisfação de aquele que logra o que quer.

É um exemplo de “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”

No hay comentarios: